Olhem só que imagens maravilhosas do festival de vodu em Benim, publicadas pelo site dankitwood.com e que recomendo a que deem uma passadinha por lá

15 de junho de 2012
"A nação de Benim, é pequena para os padrões africanos.
Assentada no golfo da Guiné, cercada pelo poder da Nigéria em seu flanco oriental e Togo no ocidente, banhado pelas águas quentes do oceano Atlântico ao longo de suas prais de palmeiras. Esta ex-colônia francesa é rica em história colonial, lar da "Costa dos Escravos" de Ouidah, e berço espiritual do vodu.
Assentada no golfo da Guiné, cercada pelo poder da Nigéria em seu flanco oriental e Togo no ocidente, banhado pelas águas quentes do oceano Atlântico ao longo de suas prais de palmeiras. Esta ex-colônia francesa é rica em história colonial, lar da "Costa dos Escravos" de Ouidah, e berço espiritual do vodu.
Voodoo, ou Vodun como é conhecido localmente, é uma religião oficialmente reconhecida, reivindicando 40% da população como adeptos.
Envolta em mistério e muitas vezes incompreendido, o voodoo remete a imagem de vilões de James Bond, com bonecas cravejadas de alfinetes e deuses malévolos. Estas visões são criações de filmes de Hollywood. Vodun é o culto aos antepassados do povo, é cultura e ligação com a terra. Um sistema de crenças antigo e complexo do culto e de obrigações, que está crescendo em popularidade como uma expressão de identidade Africana no século 21.
No festival em Ouidah, no intenso calor tropical desta pequena cidade costeira, a sensação de ocasião é palpável. Nas pequenas ruas, becos e nos pátios sombreados, a cidade começa a ganhar vida.
Os espíritos de 'Egungun' Nigerianos, se misturam pelas ruas estreitas, vestindo um colorido intenso e concedendo sabedoria com suas altas vozes esganiçadas e inimitáveis.
Eles falam rápido, confrontando os transeuntes que caem de joelhos e estes, com as suas cabeças inclinadas para o lado, escutam atentamente.
Acredita-se que o 'Egungun' seja a possessão por espíritos dos antepassados mortos colocados na terra para guiar a vida e deve ser tratado com respeito. A ideia de 'espírito' aparece em muitas formas. O 'Egungun' nigeriano é apenas uma das muitas encarnações do espírito. Em outras partes da África Ocidental, manifestam-se de forma diferente.
Adoradores devotos se reúnem a partir de todo o Benim, assim como de Togo e Nigéria. Junto com o estranho viajante curioso, o autor da postagem original, eles descem pela cidade costeira de Ouidah e aldeias vizinhas para testemunhar uma semana de celebração intensamente colorida, com danças rodopiantes, frenéticas e de desempenho rítmico.
A cerimônia real começa com a batida de tambores, apitos são soprados em seguida para chamar os deuses e amuletos são colocados no chão.
Animais desempenham um papel importante que são selecionados e sacrificados, o sangue é derramado no chão como oferenda. É uma cena intensa e um espetáculo muitas vezes não testemunhado por pessoas de fora.
Calor e poeira combinam com os tambores pulsando em um chamado hipnótico e sem aviso, vários adoradores caem em um estado de transe. Possuídos, eles atiram-se ao chão em completo abandono, pois são eles os verdadeiros crentes.
Eles se levantam novamente e dançam noite adentro como seus antepassados fizeram antes deles, em comunhão com o espírito ancestral da África."
Mais imagens:
Abrax
Os emoticons espalhados pelo blog são sonoros, clique neles mas cuidado com o volume!
Lista de todos os Smyles sonoros AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário